Newsletter APEES nº19 | 27-06-2019

  

Editorial

O compromisso da APEES com uma cultura científica democrática e ética

Já aqui me pronunciei várias vezes sobre facto de o papel das editoras académicas estar a mudar acentuadamente como forma de responderem a novas necessidades dos atores do sistema de ciência, ensino superior e inovação, tal como este hoje é configurado pelas autoridades europeias e nacionais. Refiro-me concretamente à necessidade de os professores e investigadores do ensino superior poderem publicar para manter-se e progredir nas carreiras e, desse modo, os projetos de investigação em que participam e as suas instituições poderem ser avaliados positivamente pelas agências competentes, tanto nacionais como internacionais.

No contexto da cultura científica contemporânea, publicar é fundamental, o que se compreende, porque é próprio de quem faz ciência partilhar os seus conhecimentos.

Para dar alguns exemplos históricos, Galileu, Copérnico e Kepler tiveram a preocupação de partilhar os seus conhecimentos através dos meios ao seu alcance.

Só existe e tem valor o que se publica. Os meios de o fazer é que mudam ao longo do tempo.

Nas últimas décadas, a cultura científica anglo-saxónica esteve sempre à frente da cultura científica europeia continental nas respostas a esta preocupação, tendo instituído mecanismos de avaliação e disseminação do conhecimento que se mostraram eficientes, ainda que não perfeitos.

Poderá parecer artificial a consideração que faço da existência de diferentes culturas científicas no mundo, mas é um facto que elas existiram e continuam a existir, se bem que assistamos hoje a uma acentuada convergência de práticas à escala global.

Aliás, se há um globalismo particularmente bem-sucedido, é na área da ciência e ensino superior, dada a adoção, nos últimos anos, das mesmas práticas por instituições de todo o mundo, independentemente dos regimes políticos dos países em que estão sediadas. Prova do que falo é a entrada em força de várias instituições de ensino superior asiáticas nos rankings internacionais, porque levam a sério aquelas que são tidas como as melhores práticas internacionais em matéria de organização da ciência e disseminação do conhecimento.

A última vaga de modernização do sistema iniciou-se com a referida prática da avaliação, tanto de pessoas como de projetos científicos e instituições. Trata-se, mais uma vez, de uma tendência com origem nas práticas anglo-saxónicas, mas em que outros países têm intervindo ativamente.

O acesso aberto e, mais recentemente, a ciência aberta são dois domínios relacionados em que vários países europeus e a própria União Europeia assumiram um protagonismo relevante. Com efeito, após a adoção pela comunidade científica das práticas anglo-saxónicas em matéria de publicação em revistas indexadas e com avaliação por pares, insiste-se, há anos, na necessidade de adoção de práticas mais amigas da ciência, por forma a às grandes editoras académicas comerciais o monopólio da disseminação do conhecimento.

Esta estratégia que, além de europeia, envolve também os países anglo-saxónicos, com o mesmo objetivo de tornar o conhecimento acessível a todos, tem escolhos. Uma das dificuldades prende-se com o extraordinário crescimento das publicações predatórias, ou seja, publicações em que se faz uso das novas possibilidades tecnológicas para se agir de modo fraudulento.

Os detratores das políticas de ciência aberta têm insistido muito neste ponto, com o argumento de que a nova tendência cria espaços de desregulação que permitem a entrada intrusiva de atores cujos comportamentos não são controláveis e são muito prejudiciais.

O problema é real e não pode ser ignorado. Bell, Claassen, Nyahodza, Raju e Stetka publicaram um artigo intitulado “Predatory Publishing” (Bell et al., 2018) em que dão conta das muitas situações de fraude científica provocadas pelo uso dos novos meios digitais. Mais: praticam aquilo a que se pode chamar “ciência de denúncia”, que se caracteriza pela indicação, em trabalhos científicos, de casos concretos de pessoas e organizações que usam práticas fraudulentas. É o caso do professor e investigador checo Wadim Stielkowski, que se arrogou falsamente ser o autor de 17 monografias e 60 artigos, num período de três anos. Na verdade, essas publicações resultaram de uma violação grosseira das regras de produção científica visando a maximização das publicações. E como este há vários outros casos que vêm sendo denunciados em que os falsos académicos contam com a colaboração de editores sem escrúpulos que publicam artigos falsos, roubados, sem verificação por pares, etc.

O curioso é que Stielkowski, apesar de ter sido despedido da Charles University, de Praga, continua a ensinar e a publicar. Muitos outros há que vêm sendo envolvidos em situações de fraude ao aceitarem, por exemplo, pagar para publicar ou figurar em conselhos científicos de revistas sem credibilidade científica, nem sempre se apercebendo, o que é muito negativo, do que está a acontecer.

Este tema exige uma reflexão aprofundada, mas quero chamar a atenção para um ponto que é crucial para a APEES: o nosso compromisso com uma ciência democrática e ética obriga-nos a assumir boas práticas e a rejeitar as erradas. Esta questão tem, desde logo, uma dimensão informativa do que são as boas e as más práticas, ficando a promessa de que a ela tornaremos em breve.

 

João Caetano

Presidente da direção da APEES

 


NOVIDADES EDITORIAIS

Gramática de Língua Chinesa para Falantes de Português Gramática de Língua Chinesa para Falantes de Português 

Autores: Ran Mai, Carlos Morais, Urbana Pereira
Ano: 2019
ISBN: 978-972-789-587-8
Editor: UA Editora

+informação
EM DEFESA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM DEFESA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autor: Paulo Pinto de Albuquerque
Ano: 2019
ISBN: 9789725406496
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
O PAPEL DA VÍTIMA NO PROCESSO PENAL PORTUGUÊS O PAPEL DA VÍTIMA NO PROCESSO PENAL PORTUGUÊS

Autora: Filipa Pereira
Ano: 2019
ISBN: 9789725406533
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
CRIME DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E DO FINANCIAMENTO AO TERRORISMO - a realidade angolana | MONEY LAUNDERING AND TERRORISM FINANCING - The Angolan Reality (edição bilingue e em retroverso) CRIME DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E DO FINANCIAMENTO AO TERRORISMO - a realidade angolana | MONEY LAUNDERING AND TERRORISM FINANCING - The Angolan Reality (edição bilingue e em retroverso)

Autor: Benja Satula
Ano: 2019
ISBN: 9789725406250
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
DIREITO DO DESPORTO VOL. 2 DIREITO DO DESPORTO VOL. 2 

Autores: Andreu Camps i Povill; Armindo Ribeiro Mendes; Artur Flamínio da Silva; Francesc Solanellas; Henrique Rodrigues; Henrique Sousa Antunes; José Luís Andrade; José M. Damião da Cunha; José Manuel Meirim; Rodrigo Cavaleiro; Tito Crespo
Ano: 2019
ISBN: 9789725406366
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
DIREITO DE AUTOR NOS TRIBUNAIS 2.ª EDIÇÃO DIREITO DE AUTOR NOS TRIBUNAIS 2.ª EDIÇÃO

Autores: Tito Rendas; Nuno Sousa e Silva
Ano: 2019
ISBN: 9789725406441
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
O EURO: DESAFIOS E REFORMAS. Será possível e desejável assegurar a sustentabilidade e a integridade da Zona Euro? O EURO: DESAFIOS E REFORMAS. Será possível e desejável assegurar a sustentabilidade e a integridade da Zona Euro?

Autor: António Mendonça Pinto
Ano: 2019
ISBN: 9789725406458
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
A CRISE DO EURO A CRISE DO EURO

Autor: António Mendonça Pinto
Ano: 2019
ISBN: 9789725406410
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
O PAPEL DO DESIGN NA INOVAÇÃO O PAPEL DO DESIGN NA INOVAÇÃO

Autora: Céline Abecassis-Moedas
Ano: 2019
ISBN: 9789725406434
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
UMA ESPERANÇA PARA ALÉM DE QUALQUER ESPERANÇA. Leitura hermenêutica da esperança na Carta aos Romanos UMA ESPERANÇA PARA ALÉM DE QUALQUER ESPERANÇA. Leitura hermenêutica da esperança na Carta aos Romanos

Autor: Tiago de Quadros Esteves
Ano: 2019
ISBN: 9789725406427
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autora: Paula Sarreira de Oliveira
Ano: 2019
ISBN: 9789725406472
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
O SETOR DOS MEDIA NO ESPAÇO LUSÓFONO O SETOR DOS MEDIA NO ESPAÇO LUSÓFONO 

Coordenadores: Rita Figueiras; Nelson Ribeiro
Ano: 2019
ISBN: 9789725406465
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
CATÓLICA LAW REVIEW, VOLUME III, N.º1 JANEIRO 2019 DIREITO PÚBLICO CATÓLICA LAW REVIEW, VOLUME III, N.º1 JANEIRO 2019 DIREITO PÚBLICO

Ano: 2019
ISBN: 2183-9336 07
Editor: Universidade Católica Editora

+informação
Um Pouco mais de Luz. Explicando o Eletrochoque Um Pouco mais de Luz. Explicando o Eletrochoque

Autor: Jorge Mota
Ano: 2019
ISBN: 978-989-746-204-7
Editor: U.Porto Edições

+informação
O Bairro da Tabela Periódica O Bairro da Tabela Periódica

Autor: Manuel João Monte
Ano: 2019
ISBN: 978-989-746-210-8
Editor: U.Porto Edições

+informação
Do manuscrito ao livro impresso I Do manuscrito ao livro impresso I

Coordenadores: António Manuel Lopes Andrade, Maria Cristina Carrington
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1710-7
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
A Europa do Conhecimento A Europa do Conhecimento

Coordenadores: Alice Cunha, Maria Fernanda Rollo, Maria Manuela Tavares Ribeiro, Isavel Maria Freitas Valente
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1633-9
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
A receção da penicilina em Portugal: na literatura médico-farmacêutica e na imprensa diária A receção da penicilina em Portugal: na literatura médico-farmacêutica e na imprensa diária

Autora: Victoria Bell
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1311-6
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Filosofia, Psicologia e Psiquiatria: A liberdade na Antropologia de Hegel e a crítica ao modelo mecanicista da psiquiatria Filosofia, Psicologia e Psiquiatria: A liberdade na Antropologia de Hegel e a crítica ao modelo mecanicista da psiquiatria

Autor: Rui Gabriel S. Caldeira
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1708-4
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Trajetos do Envelhecimento: Perspetivas teóricas e empíricas Trajetos do Envelhecimento: Perspetivas teóricas e empíricas

Coordenador: Helena Espírito-Santo, Fernanda Daniel
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1736-7
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Douta Ignorância. Linguagem e Diálogo: O poder e os limites da palavra em Nicolau de Cusa Douta Ignorância. Linguagem e Diálogo: O poder e os limites da palavra em Nicolau de Cusa

Autor: João Maria André
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1751-0
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
O Multilateralismo: Conceitos e práticas no século XXI O Multilateralismo: Conceitos e práticas no século XXI

Autores: Sandra Fernandes, Licínia Simão
Ano: 2019
ISBN: 978-989-26-1749-7
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra Vol. XXXII, Nº 1 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra Vol. XXXII, Nº 1

Coordenador: José Pedro Paiva
Ano: 2019
ISSN: 0872-5632
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Vol. 49 Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Vol. 49

Coordenador: José Augusto Cardoso Bernardes
Ano: 2019
ISSN: 0870-0273
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Cadernos de Geografia Nº 39 Cadernos de Geografia Nº 39

Coordenador: Norberto Santos
Ano: 2019
ISSN: 0871-1623
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Debater a Europa Nº20 Debater a Europa Nº20

Coordenadores: Maria Manuela Tavares Ribeiro, Isabel Maria Freitas Valente
Ano: 2019
ISSN: 1647-6336
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Debater a Europa Nº21 Debater a Europa Nº21

Coordenadores: Maria Manuela Tavares Ribeiro, Isabel Maria Freitas Valente
Ano: 2019
ISSN: 1647-6336
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Humanitas 73 Humanitas 73

Coordenadora: Carmen Soares
Ano: 2019
ISSN: 0871-1569
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Notas Económicas nº 48 Notas Económicas nº 48

Coordenadores: Faculdade de Economia da Universidade Coimbra
Ano: 2019
ISSN: 0872-4733
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Revista de História das Ideias Vol. 37 Revista de História das Ideias Vol. 37

Coordenadora: Ana Cristina Araújo 
Ano: 2019
ISSN: 0870-0958
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Atlantís 26 Atlantís 26

Coordenadores: Delfim F. Leão & Gabriele Cornelli
Ano: 2019
ISSN: 2183-4326
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Atlantís 27 Atlantís 27

Coordenadores: Delfim F. Leão & Gabriele Cornelli
Ano: 2019
ISSN: 2183-4326
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

+informação
Educar Humanos num Mundo de Máquinas Inteligentes Educar Humanos num Mundo de Máquinas Inteligentes

Autor: Alfons Cornella
Ano: 2019
Editor: Editora da UTAD


 

 

Todos os conteúdos relativos aos associados são da inteira responsabilidade dos mesmos.


APEES - Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior
www.apees.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2018