EDITORIAL
"A MORTE DAS LÍNGUAS"
Como muito bem escreveu Duarte Nunes de Leão, em sua Ortografia e origem da Língua Portuguesa, publicada nos princípios de 1600, a diferenciação de gentes e de culturas provoca naturalmente diferenciação nas formas de se exprimirem no seio duma mesma língua. A língua portuguesa, na sua realidade pluricontinental, exemplifica bem as observações daquele autor que, além de anotar o enriquecimento vocabular e conceptual que a expansão marítima lhe trouxe, não deixou de lhe sublinhar a ductilidade no contacto e miscigenação com outras, traduzida por uma espécie de culto à metáfora, característica que a distingue das de mais: "A trasladação de palavras de uma significação em outra, a que os Gregos chamam metáfora, é mais natural aos Portugueses que a nenhuma outra nação (...)"
Revisitar os escritos de alguns dos nossos primeiros arquitectos e engenheiros da língua portuguesa, hoje património de nações, especialmente aqueles que praticaram a metáfora numa escrita mais dedicada aos conhecimentos do que à simples expressão estética, é reconhecer que o nosso idioma, a par do seu vizinho ibérico, cedo se foi construindo como uma das línguas de ciência fautoras do Renascimento europeu. Não devemos, por isso, aceitar que uma das línguas mais antigas da Europa, como é o Português, seja desconsiderada como lídimo veículo de expressão do conhecimento e da ciência, curvando-se ao "globish" e ao "publish or perish", ameaça ao pensamento e ao estudo nacionais tornada "mandamento" pelo comércio internacional da edição, porque a qualidade de um estudo e a grandeza dum pensamento não dependem da língua em que são editados.
A submissão da edição científica ao imperialismo duma língua, a quem se atribua o monopólio do bom comércio do conhecimento, só contribuirá, cada vez mais, para o definhamento e morte das línguas nacionais, obrigando-nos a regredir a tempos de sacralização e de castas, que mais obscurantizarão do que libertarão. O futuro terá de ser sempre o tempo do respeito pela diversidade da expressão e pela liberdade do pensamento, sem as quais a ciência da e para a humanidade não tem sentido. Por isso, longa vida à nossa associação e aos contributos que estamos a dar para promover a paridade do valor científico da língua portuguesa!
Salvato Trigo
Reitor da Universidade Fernando Pessoa
EM DESTAQUE
Presença da Universidade do Porto na Feira do Livro do Porto 2015
As edições da Universidade do Porto (U.Porto Edições) estiveram representadas no pavilhão n.º 6 na Feira do Livro do Porto 2015 (FLP), que decorreu de 4 a 20 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal. Mais informações aqui:
http://edicoes.up.pt/noticias/show/218
No âmbito da programação da Feira do Livro, a Universidade do Porto promoveu, no dia 16 de setembro, na Biblioteca Almeida Garrett, o lançamento do livro "O Estudo da Forma Urbana em Portugal", da autoria de Vítor Oliveira, Teresa Marat-Mendes e Paulo Pinho. A obra foi apresentada pelo Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Manuel Correia Fernandes.
NOVIDADES EDITORIAIS
Proximos Lançamentos:
Obra: Guerra e Poder na Europa Medieval
Coordenação: João Gouveia Monteiro, Miguel Gomes Martins e Paulo Jorge Agostinho
Local: Convento de Sant'Anna
Data e Hora: 29 de outubro às 17h
Apresentação: Doutor José Varandas (FLUL)
Obra: Nas margens do Hindustão: o estado da Índia e a expansão mongol ca. 1570-1640
Autoria: Jorge Flores
Local: Anfiteatro IV – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Data e Hora: 6 de novembro às 14.15
Apresentação: João Marinho (FLUC)
Todos os conteúdos relativos aos associados são da inteira responsabilidade dos mesmos.
Se não desejar continuar a receber esta informação, por favor solicite a remoção do seu contacto da nossa mailing-list, respondendo com esta mensagem para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
APEES - Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior
www.apees.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2015