EDITORIAL
Caros associados da APEES,
Aproveitando a oportunidade que me foi dada de vos dirigir algumas linhas, que agradeço, quero salientar alguns aspetos da nossa atividade associativa na APEL. Sem dúvida que a Feira do Livro de Lisboa é o evento de maior notoriedade pública da nossa atividade, na qual a APEES tem vindo participar. É a grande oportunidade dos leitores encontrarem autores, novidades editoriais, livros de fundo de catálogo que de outro modo já não encontrariam, debates, e muitas outras atividades à volta do livro.
Um momento único, para redescobrir o livro e o prazer de ler, de que a APEL se orgulha de organizar há 85 anos.
Contudo, no decorrer deste ano, têm-se sucedido acontecimentos da maior relevância para o futuro do livro. Assiná-lo três, que serão eventualmente os mais relevantes, nos quais a APEL tem estado profundamente envolvida: a revisão da Lei do Preço Fixo agora aprovada em Conselho de Ministros, a Lei da Cópia Privada já promulgada, e a luta contra a pirataria.
Sabemos todos da importância destes temas para o livro, para os autores e para os editores, razão pela qual a APEL tem expresso as suas posições junto das entidades responsáveis, diretamente e por sua iniciativa, ou em conjunto com outras associações nacionais. Participa também ativamente nas associações internacionais relacionadas com o livro, fundamental no mundo Europeu, defendendo os interesses dos seus associados em Portugal.
Este trabalho, sendo menos visível, é da maior importância para toda a nossa atividade e determinante do nosso futuro, pelo que o contributo de todos é sempre bem-vindo.
João Alvim
Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)
EM DESTAQUE
APEES NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
A APEES esteve presente na 85ª Feira do Livro de Lisboa, que decorreu no Parque Eduardo VII, de 28 de maio a 14 de junho de 2015.
A iniciativa revelou-se um grande sucesso e contou com a participação das seguintes editoras:
U. Porto Edições; Editora FEUP Edições; Casa Museu Abel Salazar; Editora da Universidade de Aveiro - UA Editora; Edições da Universidade Fernando Pessoa; Edições Politema | IPP; Editora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Editora Imprensa da Universidade de Coimbra; Universidade Lusíada Editora e Universidade Aberta.
Aceda ao album de fotos no facebook.
CRIMINALIDADE ORGANIZADA E ECONÓMICO-FINANCEIRA
Daniel Tavares da Silva
As novas tecnologias e a globalização criaram simultaneamente novos meios e oportunidades para o progresso e para o crime organizado e económico-financeiro cujo combate exige dos Estados um reforço da cooperação internacional.
No presente livro são analisados os conceitos e regimes fundamentais desta tipologia criminal emanados no âmbito da ONU, do Conselho da Europa, da União Europeia e de Portugal.
José Daniel Tavares da Silva, de 61 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
É Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, onde leciona as cadeiras de Criminalidade Organizada e Económica e de Lógica e Argumentação Jurídicas integradas, respetivamente, nas licenciaturas em Criminologia e em Direito.
Tem publicações e participação em conferências nas áreas do Direito Internacional, Comunitário, Criminal e Administrativo.
AGENDA
LANÇAMENTO DO LIVRO “CIDADANIA PARA A SAÚDE: O Papel do Cidadão na Promoção da Saúde”
Ricardo Baptista Leite | Carla de Sousa Pontes | José Francisco Pavão
Dia 9 de julho | 18h
Biblioteca da Assembleia da República (entrada pela porta lateral do Palácio de São Bento)
Apresentação da obra pela Dra. Clara Carneiro - Assessora de Sua Excelência Senhor Presidente da República para assuntos de saúde.
Está patente ao público até 19 julho, a exposição que apresenta ao público um número significativo das obras da Coleção de Pintura Portuguesa do Politécnico, sobre as quais incide a publicação.
Apresentação do livro no Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis, antecipada de visita comentada pela curadora Maria de Fátima Lambert e artistas presentes, no dia 10 julho às 17.30h.
O livro em causa incide sobre a Coleção de Pintura Portuguesa do Politécnico, consistindo num estudo sobre as obras dos autores representados, contextualizando-as no panorama da arte portuguesa a partir dos anos 1960 e até à atualidade. Ainda, contém reflexões sobre o significado da constituição de uma coleção por parte de uma instituição de ensino superior público > ensino politécnico português, objetivos de cruzamentos educacionais e culturais,...
NOVIDADES EDITORIAIS
Todos os conteúdos relativos aos associados são da inteira responsabilidade dos mesmos.
Se não desejar continuar a receber esta informação, por favor solicite a remoção do seu contacto da nossa mailing-list, respondendo com esta mensagem para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
APEES - Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior
www.apees.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Copyright © 2015